Muitas pessoas com vontade de empreender às vezes podem ficar em dúvida a respeito da
melhor forma de fazer isso, principalmente sobre qual ramo de negócios escolher.
Neste artigo, no entanto, não vamos falar sobre o melhor ramo de negócios, e sim sobre
uma forma de empreender que possui grande potencial de crescimento, a venda direta.
Caso você não saiba o que é venda direta, dê uma olhada no artigo o que é venda direta.
Neste aqui nós iremos falar sobre as 5 Vantagens da Venda Direta.
Vantagem 1: o mercado de venda direta é promissor
O primeiro ponto que é necessário destacar a respeito da venda direta, é o fato de que esse
é um mercado em constante crescimento.
A Associação Mundial de Vendas Diretas aponta que a venda direta teve um crescimento
contínuo nos últimos anos. Entre 2015 e 2018 a taxa ficou na casa de 1.7%.
De acordo com a ABEVD, em 2020 foram comercializados mais de 50 bilhões de reais
entre a venda de produtos e serviços, isso apenas no Brasil.
Se comparado a 2019, foi um crescimento de mais 10%, mesmo em meio a crise
econômica e as restrições que a pandemia impôs a todos.
Dois mercados muito visados pela venda direta, a comercialização de roupas e de
cosméticos, são de longe os que mais crescem.
Um dado motivador divulgado pela Federação Mundial de Associações de Vendas
Diretas, a WFDSA em 2020, aponta o Brasil como 6º mercado mundial de Venda Direta.
Esses números, por sua vez, indicam que investir nessa forma de comercialização de
produtos e serviços é capaz de garantir muitos retornos ao empreendedor.
Vantagem 2: maior autonomia durante execução de processos
Uma das principais vantagens da venda direta é toda autonomia que ela consegue oferecer
ao empreendedor durante as etapas dos processos de venda.
Isso acontece porque a figura de um intermediário não se faz presente, o que acaba
fazendo com que a empresa tenha que assumir as estratégias de divulgação e distribuição.
Por um lado, isso pode parecer trabalhoso, mas as possibilidades que essa autonomia gera
são muito grandes. Essa autonomia permite que a empresa:
● Crie estratégias personalizadas para o seu público-alvo;
● Crie um produto ou um serviço que ofereça benefícios exclusivos.
Isso sem contar que o feedback será direto e sem filtros, o que ajuda a empresa a
aprimorar mais rapidamente e de forma mais eficaz as suas soluções.
Vantagem 3: produtos de maior qualidade e tecnologia
Diferentemente dos produtos e serviços oferecidos pela venda indireta que em sua maioria
tratam-se de commodities, a venda direta necessita de diferenciais.
Esses diferenciais, por sua vez, estão relacionados a qualidade e tecnologia do produto ou
serviço, que precisa estar sempre sendo posto a teste.
Esse tipo de solução diferenciada, por sua vez, tem um potencial de impactar com muito
mais força a experiência dos clientes.
Clientes impactados por uma marca ou produto não se esquecerão dele com tanta
facilidade, ainda mais se a experiência tiver sido realmente boa.
Produtos que são vendidos por meio da venda indireta, por atacado, em distribuidoras,
dependem muito de investimento em marketing e tem um valor agregado muito pequeno.
Produtos e serviços de maior qualidade e tecnologia são bem mais difíceis de serem
substituídos, o que por sua vez, faz com que a sua clientela seja muito mais fiel.
Vantagem 4: maior fidelização de clientes
Um dos principais problemas da venda indireta é justamente o seu baixo poder de
fidelização. Por qualquer razão mínima o cliente pode trocar de marca e de produto.
Esse tipo de situação não acontece com produtos e serviços oferecidos pela venda direta,
basta levarmos em consideração que:
● Produtos ofertados pela venda direta solucionam dores; produtos ofertados pela
venda indireta saciam vontades e necessidades básicas;
● Dores são mais complexas de serem resolvidas do que vontades ou necessidades
básicas, isso torna a substituição das soluções mais difícil.
Outro ponto que corrobora para a fidelização dos clientes é a forma mais personalizada
com que se dá o atendimento a clientes de venda direta.
As vias de comunicação entre clientes e empresas que vendem de forma direta são
bastante lineares e com poucas chances de serem deturpadas por terceiros.
Não só é fácil dar um feedback a empresa, e esperar que ele seja ouvido, como também é
fácil a empresa entrar em contato individualmente com cada cliente seu.
Essa facilidade com o contato cria a oportunidade de criar programas de fidelização, que
torna a retenção dos clientes ainda mais eficaz.
Um programa de fidelização bem feito retém os clientes da empresa e ainda é capaz de
incentivá-los a buscarem mais clientes. Algo difícil de operacionalizar com a venda indireta.
Vantagem 5: uma maior margem de lucro
E por fim, mas não menos importante, é o fato de que a venda direta tem como principal
consequência um aumento na margem de lucro da empresa.
Isso acontece pelo fato de não ser necessário pagar pelo auxílio de intermediários para
fazer a distribuição de produtos ou serviços.
Todo o lucro relacionado à venda do produto ou serviço da empresa é retornada à própria
empresa. Esta economia, por sua vez, pode ser usada de diversas formas.
Com mais dinheiro para investir, a empresa consegue crescer com mais rapidez e
facilidade, aumentando ainda mais o seu faturamento e consequentemente o seu lucro.
Por outro lado, a empresa também pode utilizar o dinheiro extra como uma reserva para
lidar com possíveis situações de crise econômica no futuro.
Quer mais motivos para investir na Venda Direta?
Mesmo depois de conhecer as principais vantagens a respeito da venda direta, pode ser
que você ainda tenha dúvidas sobre como começar.
Existem muitos ramos de negócio que podem usufruir da venda direta, nesse caso o
empreendedor deve apostar na área do conhecimento que ele melhor conhece.
Vale pontuar que a venda direta requer uma maior dedicação do empresário. Apostar em
tecnologias como a Plataforma Venda Direta são um diferencial.
Por fim, recomendamos que você busque conhecer mais sobre o assunto. Uma boa forma
de começar é dando uma olhada no blog da Plataforma Venda Direta.