O que é Venda Direta?

A Venda direta vem ganhando interpretações, mas em sua essência destacamos ser a comercialização de um produto ou serviço através de relacionamento entre empreendedores (Empresa) e seus clientes.

Segundo a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), o Brasil ocupa a 6ª colocação no mercado global de venda direta.

Em 2019, o setor movimentou R$ 45 bilhões, por meio de 4 milhões de empreendedores ativos e em 2020 movimentou R$ 50 bilhões representando um aumento de + 10,5% com um pouco mais de 4 milhões de empreendedores ativos, logo concluímos que a renda destes profissionais tem aumentando com a variedade de empresas e produtos que buscam este modelo.

É comum em empresas ou ate mesmo em casa recebermos a visita de revendedoras e representantes oferecendo produtos ou serviços, por exemplo, itens de saúde e beleza, alimentos, roupas, acessórios, utensílios domésticos, livros, telefonia, internet entre outros, podemos dizer que este modelo ganha casa vez mais mercado e praticamente qualquer produto ou serviço pode ser comercializado através da venda direta

Modalidades de venda direta – Quais são seus principais modelos?

O mercado de venda direta iniciou como venda porta a porta e vem sofrendo adaptações influenciadas pela mudança de comportamento do consumidor se tornando praticamente uma venda Social Selling como aponta estudo feito pela abevd mostrando que 54% dos empreendedores já optam por ambientes digitais.

Em meio as revoluções e inovações o mercado é muito forte em seus modelos tradicionais de comercialização como porta a porta, venda por catalogo, venda por evento social, consultoria entre outros.

Porta a porta (door to door): modalidade em que a consultora(o) vai à casa ou ao local de trabalho do cliente para demonstrar as características dos produtos ou serviços oferecidos, apresenta suas características e benefícios bem como tirar todas as dúvidas no mesmo instante. Podendo comercializa-los logo após a demonstração ou posteriormente.

Venda por catálogo: o consultor(a) deixa um catálogo de produtos com suas promoções e vantagens para potenciais clientes, seja em seu local de trabalho ou em sua residência. Levando em consideração a vantagem para o cliente de ter maior tempo para analisar e selecionar os produtos ou serviços que mais lhe interessam e, assim, fazer o pedido diretamente ao consultor(a). Esta estratégia é muito conhecida e utilizada quando os produtos já são bem conhecidos ou de recorrência pelos consumidores.

Venda por Evento (party plan): Brasileiro por natureza ama se relacionar e neste modelo de venda não falta criatividade, ao promover uma demonstração seja na casa ou local combinado de um consumidor em potencial, para receber amigos e familiares. Podem ser feitas apresentações também em locais de trabalho. A vantagem desta modalidade é apresentar o produto para inúmeras pessoas por vez e sanar as dúvidas de todos ao mesmo tempo. fortalecendo o vínculo do revendedor com a sua comunidade de atuação.

Venda por Consultoria: Nesta modalidade a responsabilidade do consultor é maior, alguns produtos e serviços precisam de mais informações e requerem mais conhecimento do produto e sua forma de utilizar. Nesse caso, um problema é apresentado e o consultor oferece, dentre as demais soluções, os produtos que possui representação.

Venda Online/Redes Sociais: O consumidor vem mudando os seus hábitos e a venda direta não poderia ficar para trás, a tecnologia democratizou os relacionamentos a distância incluindo centenas de pessoas neste mercado. Este avanço tem permitido a empreendedores de venda direta atingirem um número maior de clientes em potencial. Seja por whatsapp ou por outras redes sociais, enviando catálogos eletrônicos, apresentando vídeos sobre os produtos e serviços, tirar dúvidas, compartilhar experiências de outros consumidores, e não perder o conceito de relacionamento pessoal entre revendedor e comprador.

Vantagens da atividade comercial

Esta atividade tem atraído pessoas de diferentes perfis, a venda direta conta com 58% de Mulheres e 42% de Homens tendo 48% destes entre 18 e 29 anos, proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional.

Já pensou em ter seu negócio próprio sendo um revendedor, Conheça algumas vantagens deste modelo de negócios indicada pela abevd:

Todos são iguais. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode se tornar um empreendedor independente das vendas diretas. E o melhor: os ganhos são decorrentes exclusivamente de sua decisão e dedicação.

Renda. Para quem quer se dedicar em tempo integral, é a oportunidade de conseguir uma renda que evolui conforme os lucros obtidos com as vendas de produtos ou serviços, além de acessar programas de incentivos e prêmios que variam de empresa a empresa. Se a ideia é conciliar com outras atividades, ser um revendedor direto possibilita ter um dinheiro a mais no seu orçamento para cobrir possíveis despesas inesperadas ou ainda fazer novos planos, como uma viagem, ou um curso.

Flexibilidade de horário. Decida quanto tempo por dia ou por semana quer se dedicar. Assim, você tem liberdade para conciliar com outras atividades profissionais, familiares, de saúde, bem-estar e até de lazer, por que não?

Seja seu próprio chefe. Planeje suas próprias metas e tenha total controle de como e quando atingi-las. Escolha seus clientes e as melhores estratégias de venda para cada perfil.

Baixo investimento. Você precisa investir muito pouco ou às vezes nada para começar a atividade comercial.

Desenvolvimento pessoal. Grande parte das empresas associadas à ABEVD oferecem treinamento de vendas, dão dicas de marketing e de como administrar seus negócios para que você alcance seus objetivos.

Relacionamento. Empreender com vendas diretas é uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas, se socializar, criar novos relacionamentos comerciais e fazer novas amizades.

Fácil de sair. Não há penalidades ou multas rescisórias por deixar o mercado.

A importância de ter sistemas para gerenciar este canal

O E-commerce a cada dia vem ditando regras no mercado, porém com o momento pandemia em que vivemos o mercado de venda direta ganhou novas soluções e neste pacote a Plataforma Venda Direta sai na frente com uma solução que atende o ecossistema Omnichannel se integrando aos softwares que completam esta jornada.

Além de gerenciar vendas por atacado, vendas porta a porta e equipe de vendas em seus níveis, o sistema oferece as funcionalidades de uma loja virtual comum com as funções gerenciais necessárias para o seguimento, proporcionando flexibilidade e tranquilidade na escala dos negócios, sem estes itens essas demandas se tornam um gargalo dificultando o crescimento da empresa.

Quais as vantagens para minha empresa

Ter um canal de venda direta na empresa é ir além de vender 24 horas por dia, é ganhar fãs da sua marca, criar lealdade aos seus produtos e ter feedbacks constantes sobre o mercado e melhorias.

Financeiramente o custo de aquisição aos profissionais se torna mais baixo porém é importante ressaltar que este canal é sensível e requer constantes movimentações, como promoções, lançamentos, dicas e muito mais

*números citados neste artigo retirados do estudo de venda direta da www.abevd.com.br

2 respostas