O modelo de venda direta acontece quando uma empresa que produz um produto consegue vender este produto diretamente aos seus consumidores sem precisar de um intermediário.
Dito isso, é um fato que a venda direta é um mercado que está em crescente ascensão e mutação e, com o auxílio do avanço tecnológico, muitas oportunidades foram criadas.
Hoje em dia existem muitas formas diferentes de estruturar a melhor estratégia para o seu Modelo de venda direta.
Foi pensando nisso que decidimos escrever esse artigo.
Entendendo a hierarquia da venda direta
Antes de qualquer coisa é muito importante entender que a venda direta pode acontecer também por meio de uma hierarquia. Essa hierarquia é classificada em três modalidades:
● Mononível;
● Binível;
● Multinível.
Vamos falar mais a respeito de cada uma agora.
Mononível
A principal modalidade de venda direta, chamada de mononível, funciona existindo apenas um vendedor único principal, sem utilizar uma terceirização de sub-vendedores.
Isso significa que os lucros e esforços de venda, divulgação e distribuição estão concentrados em um único agente, não havendo com quem dividir a responsabilidade.
Binível
É chamada de modalidade binível quando existe apenas uma cadeia de vendedores abaixo da do vendedor original, configurando-se assim dois níveis distintos.
Essa estrutura é possível em vendas diretas quando existe uma demanda muito grande em uma região igualmente grande para ser atendida, e um vendedor apenas não dá conta.
Multinível
A modalidade multinível, por sua vez, não prevê um fim na escala de níveis de sub-vendedores, podendo haver um, dois, três ou mais níveis além do nível original.
O que irá ditar o tamanho da cadeia é o nível da demanda pelo produto e o tamanho da área que se precisa cobrir, muitas vezes tratando-se de estados e países.
Estratégias do Modelo de venda direta
Uma vez que você já entendeu a classificação dos níveis da venda direta, está na hora entender sobre as suas principais estratégias.
Porta a porta
Uma das formas mais tradicionais de se fazer uma venda direta. Nessa estratégia o vendedor se desloca até onde o cliente está e negocia diretamente com ele.
Esse contato direto pode ocasionar uma venda imediata ou uma venda posterior, visto que o cliente pode usar de algum tempo para pensar a respeito depois da visita do vendedor.
No entanto, é importante destacar que mesmo que a venda não ocorra de forma imediata, o contato com o vendedor é sempre muito impactante.
Isso porque presencialmente o vendedor:
● Pode tirar dúvidas a respeito do produto;
● Responder questões mais complexas que um FAQ pode não atender;
● Fazer demonstrações de como usar o produto.
Resumidamente, vendas porta a porta tem um potencial de conversão muito grande e pode ser explorado por bons vendedores com resultados promissores.
Venda por representante comercial
Uma outra forma de fazer vendas diretas é fazendo uso de um representante comercial.
Essa alternativa tem como principal vantagem a redução dos custos.
Na prática, o representante comercial funciona como um vendedor externo da empresa, no entanto, este representante é um terceirizado, e não um funcionário da empresa.
Essa terceirização, por sua vez, implica que gastos logísticos são por conta do próprio representante, que ganha uma comissão por cada venda.
Por outro lado, é importante estar atento ao alinhamento estratégico desse representante.
Alguns podem não passar muita credibilidade ou conhecimento sobre o produto.
Venda por programas de indicação
Uma estratégia pouco utilizada pelos empresários brasileiros é a venda por indicação. Isso é, quando o cliente é incentivado a falar do produto ou serviço para seus conhecidos.
Muitas pesquisas indicam que as pessoas têm uma propensão muito maior de confiarem em indicações de amigos e familiares do que em propagandas frias.
A grande questão é que, para fazer isso, é necessário ter um programa de fidelização e indicação bem estruturado e que realmente garanta benefícios ao cliente que indica.
Venda direta digital
Com o advento da internet o modelo de venda direta tornou-se muito mais fácil do que jamais foi.
Não só é possível criar lojas digitais, como também fazer uso de redes sociais.
Existem muitas vantagens em se investir nas vendas diretas por meio de um e-commerce ou redes sociais. Veja algumas:
● Redução dos gastos logísticos por não necessitar de uma equipe externa que vá até o cliente;
● Maior possibilidade de escalar as vendas já que vários indivíduos podem comprar ao mesmo tempo;
● É possível ter um contato mais direto com o cliente, inclusive, para ouvir feedbacks bons e ruins.
Telemarketing
A maioria das pessoas conhece o telemarketing e tem histórias boas ou ruins com essa modalidade de venda. Mas um fato não se pode negar: ela funciona até hoje.
Começar um contato de vendas por telefone com um possível lead é uma forma bastante interessante de se vender um produto ou serviço.
A razão disso é que, depois da venda presencial, a venda por ligação também consegue transpassar uma confiabilidade maior, por se tratar de uma interação humana.
Em contrapartida, é fundamental ter estratégia e perseverança, pois a maioria das vendas se concretiza por volta do quinto contato telefônico.
Venda por atacado
Para fazer uma venda por atacado é necessário ter toda uma estrutura robusta que compreende desde a produção até a distribuição e para quem está sendo vendido.
Primeiramente é necessário possuir os mecanismos e ferramentas para se produzir o produto de forma massiva e rápida, porém com qualidade mínima o suficiente.
Depois, é necessário um esquema de distribuição que faça com que a mercadoria chegue até o cliente, que pode ser uma loja varejista ou um revendedor oficial.
A venda por atacado é indicada para indústrias ou fábricas. Sendo muito importante levar em conta que vender para empresas é diferente de vender para o consumidor final.
O tipo de produto que se vende de forma maciça para empresas é um produto diferente daqueles que poderiam beneficiar mais de uma venda B2C.
Otimize O Modelo de venda direta com os canais de distribuição certos
É muito importante que o vendedor compreenda e domine os canais de distribuição mais importantes e úteis para a sua marca e produto.
Isso devido a que cada produto pode se beneficiar de um canal de distribuição diferente e que, não necessariamente são canais completamente diretos.
Alguns canais indiretos podem ser mais úteis, caso a estratégia da empresa ou o seu produto permita esse tipo de comercialização. É necessário analisar bem cada caso.
E por esse artigo é isso. Não deixe de acompanhar o blog da Plataforma Venda Direta, e deixe um comentário nessa postagem! Queremos saber sua opinião.